Respostas
Resposta:
Os astecas são originários de outra civilização pré-colombiana conhecida como mexicas. Os mexicas, segundo os historiadores, estabeleceram-se no Vale do México provavelmente após migrarem da região Sul do atual Estados Unidos e Norte do México para a região central do atual território mexicano.
Esse território constitui atualmente a região central do México, onde os mexicas estabeleceram-se originalmente em uma ilha que ficava no lago Texcoco. As lendas astecas afirmavam que esse povo fixou-se nesse local após visualizar um presságio do deus Huitzilopochtli indicando onde os mexicas deveriam viver.
Ainda segundo essas lendas, esse presságio seria a imagem de uma águia, pousada sobre um cacto, segurando uma serpente. Assim, foi fundada Tenochtitlán em 1325, que se transformou em uma cidade muito próspera e capital do Império Asteca. O crescimento dessa cidade estava relacionado com o fortalecimento dos astecas e a conquista dos povos vizinhos.
Os historiadores apontam que, à medida que a cidade de Tenochtitlán tornava-se rica, os astecas aliavam-se com outras cidades vizinhas, formando uma Tríplice Aliança que conquistou os povos das redondezas. Dessa forma, os astecas constituíram um império que possuía cerca de 11 milhões de habitantes.
Explicação:
Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas. O crescimento da Civilização Asteca ocorreu a partir de conquistas territoriais sobre os povos vizinhos, os quais foram obrigados a pagar impostos para os astecas. A decadência desse povo teve início com a chegada dos espanhóis à região no século XVI.