Respostas
Resposta:
PONTUAÇÃO NO JUDÔ
Durante a luta, o objetivo é derrubar ou imobilizar o adversário. Para confirmar a efetividade dos golpes e movimentos, o árbitro os classifica em três tipos de pontuação:
– Ippon: pontuação mais alta do judô. Quando um judoca aplica um ippon, a luta é imediatamente encerrada e o competidor vence automaticamente a disputa. Um judoca consegue um ippon quando:
a) Imobiliza um oponente por 20 segundos;
ou
b) Ao ser imobilizado, o oponente anuncia desistência, batendo a mão duas vezes no tatame ou de forma verbal;
ou
c) Aplica uma técnica de queda que o árbitro considera possuir três elementos: induz a queda de costas no adversário, possui força e velocidade.
– Wazari: segunda pontuação do judô. O acúmulo de dois wazari durante uma luta é equivalente a um ippon, fazendo com que o competidor vença o confronto automaticamente. Um judoca consegue um wazari quando:
a) Imobiliza um oponente por mais de 15 segundos e menos de 20 segundos;
ou
b) Derruba o oponente, porém o árbitro considera que um elemento do ippon (queda de costas, força e velocidade) não foi exercido corretamente durante a técnica.
– Yuko: a menor pontuação que pode ser conseguida na luta, que serve como desempate ao final dos cinco minutos de disputa. Um judoca consegue um yuko quando:
a) Imobiliza um oponente por mais de 10 e menos de 15 segundos;
ou
b) Derruba o oponente, porém o árbitro considera que dois elementos do ippon (queda de costas, força e velocidade) não foram exercidos corretamente durante a técnica.
Explicação:
Espero ter ajudado