• Matéria: Ed. Física
  • Autor: euguzz
  • Perguntado 6 anos atrás

pesquise sobre uma corrente da filosófica chamada racionalismo e os principais filósofos defensores desta teoria. explique também no que ela se opõe ao chamado empirismo​

Respostas

respondido por: freitasanabeatriz44
7

Resposta:

O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o racionalismo começa a tomar corpo durante o Renascentismo, mas as suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses idealistas platônicas e a concepção do princípio da causalidade.

O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. Para os racionalistas, todas as ideias que temos têm origem na pura racionalidade, o que impõe também uma concepção inatista, isto é, de que as ideias têm origens inatas no ser humano, nascendo conosco em nosso intelecto e sendo usadas e descobertas pelas pessoas que fazem melhor uso da razão.

Enquanto os empiristas afirmavam que todo o conhecimento humano advém da experiência e que as ideias somente surgem em nossa mente após as vivências, os racionalistas afirmam que o conhecimento humano verdadeiro é puramente intelectual e que as estruturas cognitivas funcionam separadamente das estruturas corpóreas, admitindo inclusive a existência das ideias inatas.

Filósofos racionalistas:

Baruch de Spinoza

René Descartes

Gottfried Wilhelm Leibniz

Perguntas similares