• Matéria: Filosofia
  • Autor: fernandavicentesilva
  • Perguntado 6 anos atrás

6) PENSAMENTO DE HERÁCLITO DE ÉFESO: “Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos”.“O cosmo, o mesmo para todos, não o fez nenhum dos deuses nem nenhum dos homens, mas sempre foi, é e será fogo sempre vivo, acendendo-se segundo medidas e segundo medidas apagando-se”.“Transformações do fogo: primeiro, mar; do mar, metade terra, metade ardência. O mar distende-se e mede-se no mesmo logos, tal como era antes de se tornar terra”.“O contrário é convergente e dos divergentes, a mais bela harmonia”.“Conjunções: completas e não-completas, convergente e divergente, consoante e dissonante, e de todas as coisas um e de um todas as coisas”. PENSAMENTO DE PARMÊNIDES DE ELÉIA: "Pois bem, agora vou eu falar, e tu, prestes atenção ouvindo a palavra acerca das únicas vias de questionamento que são a pensar: uma, para o que é e, como tal, não é para não ser, é o caminho de persuasão — pois segue pela Verdade —, outra, para o que não é e, como tal, é preciso não ser,6 esta via afirmo-te que é uma trilha inteiramente insondável; pois nem ao menos se conheceria o não ente, pois não é realizável, nem tampouco se diria: ...pois o mesmo é a pensar e a ser". SOBRE ESTES DOIS PENSAMENTOS É POSSÍVEL AFIRMAR QUE *

Ambos tratam sobre o Movimento, muito embora possuam pensamentos distintos
Cada um trata de assuntos diversos da Filosofia.
Para Parmênides o Movimento explica a origem de tudo.
Segundo Heráclito, só posso conhecer o Ser na sua Unidade Absoluta.
Ambos possuem a mesma compreensão filosófica em relação ao Movimento.

Respostas

respondido por: sofialeal17
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Leio o texto a seguir:“A alma asiática é, de maneira geral, mais altiva, mais uniforme e mais limitada que a alma ocidental. Era impossível fazer tabula rasa dos seus preconceitos e costumes, bem como da individualidade profunda dos povos orientais. O trabalho de assimilação só podia se efetuar lentamente, por etapas sucessivas (...). O que triunfou sobre o Oriente, em última instância, não foram os gregos, mas a civilização helênica. Por esse fato, ela se investiu de uma importância primordial. Os elementos dessa civilização (...) eram o racionalismo e a autonomia democrática” (DROYSEN, Alexandre, O grande. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. p. 330).O historiador alemão Johann G. Droysen descreve o impacto que a expansão da cultura helênica teve sobre os povos do Oriente. Entre as civilizações conquistadas por Alexandre Magno, havia uma que possuía um vasto domínio da região do Oriente Médio e que, por vários motivos, era objeto de admiração de Alexandre. Essa civilização era: *

a) Hitita

b) Egípcia

c) Hebraica

d) Babilônica

e) Persa

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