Respostas
A Revolução Industrial foi um fator importante para o desenvolvimento do capitalismo, que teve seu início marcado nos séculos finais da Idade Média. Dividida em três períodos, essa fase de transição do modo de produção artesanal para o uso de máquinas proporcionou mudanças significativas nos âmbitos social, políticos e econômicos em todo o mundo.
Resposta:A expansão do comércio internacional durante os séculos XVI e XVII colaborou para que a burguesia europeia acumulasse capital e pudesse investir na instalação de indústrias. Com a concorrência, aumentava a necessidade de aperfeiçoar as técnicas em busca de uma maior produtividade. Assim, começaram os primeiros projetos de criação de máquinas.
A Inglaterra foi a precursora da Revolução Industrial e isso fez com que o país se tornasse uma grande potência mundial. Enquanto isso, o Brasil ainda era colônia de Portugal e enfrentava os problemas ocasionados pelo Pacto Colonial imposto pela coroa portuguesa. O desenvolvimento industrial brasileiro começou somente no final do século XIX com o investimento dos cafeicultores paulistas.
A história aponta vários fatores que colaboraram para que os ingleses fossem os primeiros a substituir a manufatura pelo uso de máquinas. Entre eles é possível citar a ascensão política da burguesia inglesa no século XVIII e o acúmulo de riquezas que os ingleses conseguiram ao longo dos anos por meio do tráfico de escravos, comércio internacional, a prática de roubos de navios de outros países (pirataria) e a Lei dos Cercamentos, que fez com que inúmeros camponeses fossem expulsos de suas terras e migrassem para os grandes centros urbanos.
Além disso, outros fatores que favoreceram a Inglaterra nesta fase foram as grandes reservas de minério de ferro e carvão mineral, essenciais para a fabricação de produtos e funcionamento das máquinas a vapor
Explicação: