• Matéria: Biologia
  • Autor: juliaraujo555p95fu0
  • Perguntado 6 anos atrás

A energia hidrelétrica tem sido a principal fonte de energia renovável em todo o mundo, respondendo por até 71% da oferta da energia proveniente de
recursos naturais a partir de 2016. (..) Quando uma grande barragem é construída, o rio a jusante (direção em que correm as águas de uma corrente fluvial)
perde grande parte de espécies de peixes que são importantes para a população ribeirinha,
ALISSON, E. Custos sociais e ambientais de usinas hidrelétricas são subestimados, aponta estudo. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 6 dez 2019 (adaptado).
Em uma situação hipotética, na tentativa de minimizar a perda de peixes citada no texto, foram introduzidas três espécies exóticas - com nicho ecológico
semelhante - em uma barragem recém-construída. Essa ação
A
promove a diminuição da competição interespecífica.
B
mantém o fluxo dos processos migratórios e reprodutivos.
с
leva ao aumento da biodiversidade da bacia hidrográfica em questão.
D
causa uma sobreposição de nichos ecológicos que resulta em competição.
E
faz com que o ecossistema da bacia hidrográfica permaneça em equilibrio.

Respostas

respondido por: guilhermesilvar
4

A resposta correta é a letra E, que aponta que a ação de introduzir os peixes exóticos ajuda que a bacia hidrográfica permaneça em equilíbrio, assim se tem uma mitigação na ação da construção da barragem.

Quando é construído uma barragem tem impactos nítidos nos rios jusante, ou seja, depois da parede da barragem, isso pode ser uma diminuição de água no rio que interfere na temperatura da água.

Perguntas similares