Frequentemente, após a anamnese e o exame clínico, ainda podem restar lacunas para chegar a um diagnóstico correto, é neste momento que podemos lançar mão dos exames complementares, como os exames radiográficos (periapical, oclusal e panorâmica), tomografias, exames laboratoriais, citologia esfoliativa e biópsias, quando necessário. Em relação, aos exames, associe a 2 ª coluna em relação a 1 ª:
1. Radiografias Interproximais.
2. Radiografias oclusais.
3. Radiografias periapicais.
4. Radiografia Panorâmica.
5. Teleradiografia frontal e lateral.
( ) Radiografias do crânio e face, realizadas lateralmente ou frontal utilizadas para realização dos traçados cefalométricos em tratamentos ortodônticos e cirurgias bucomaxilofaciais.
( ) Mostra um aspecto geral de todo o arco dentário, dentes, maxila, mandíbula e ATM. No paciente idoso é um recurso interessante para solicitarmos e analisarmos presença de raízes residuais sepultadas e presença de lesões em áreas desdentadas.
( ) São utilizadas para regiões determinadas da boca, o conjunto completo do levantamento periapical são 14 radiografias. Esse tipo de exame é empregado para tratamento periodontal, extrações e visualização de detalhes do dente e estruturas correlatas.
( ) São utilizadas para auxiliar na localização de dentes inclusos, supranumerários e análise de lesões na mandíbula e maxila. Essa radiografia é bastante utilizada em idosos desdentados totais, afim de investigar restos radiculares e/ou lesões.
( ) São empregadas na região dos dentes pré-molar e molar, para investigar cáries nas coroas e principalmente entre os dentes. Esse tipo de raio x não é muito empregado no idoso devido as múltiplas ausências de dentes posteriores comum nesta população.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:
a. 5-4-3-2-1. Correto
b. 2-5-3-1-4.
c. 3-2-1-5-4.
d. 5-3-4-2-1
e. 1-2-3-4-5.
Respostas
Resposta:
5-4-3-2-1
Explicação: corrigida pelo AVA
Resposta:
Teleradiografia frontal e lateral - são radiografias do crânio e face, realizadas lateralmente ou frontal utilizadas para realização dos traçados cefalométricos em tratamentos ortodônticos e cirurgias bucomaxilofaciais.
Radiografia Panorâmica- mostram um aspecto geral de todo o arco dentário, dentes, maxila, mandíbula e ATM. No paciente idoso é um recurso interessante para solicitarmos e analisarmos presença de raízes residuais sepultadas e presença de lesões em áreas desdentadas.
Radiografias periapicais -são utilizadas para regiões determinadas da boca, o conjunto completo do levantamento periapical são 14 radiografias. Esse tipo de exame é empregado para tratamento periodontal, extrações e visualização de detalhes do dente e estruturas correlatas.
Radiografias oclusais -são utilizadas para auxiliar na localização de dentes inclusos, supranumerários e análise de lesões na mandíbula e maxila. Essa radiografia é bastante utilizada em idosos desdentados totais, afim de investigar restos radiculares e/ou lesões.
Radiografias Interproximais- são empregadas na região dos dentes pré-molar e molar, para investigar cáries nas coroas e principalmente entre os dentes. Esse tipo de raio x não é muito empregado no idoso devido as múltiplas ausências de dentes posteriores comum nesta população.
Assim podemos dizer que a ordem da resposta é : 5-4-3-2-1.
Explicação:
Corrigido pelo AVA 2022