Respostas
Resposta:
O álcool etílico é uma substância utilizada na desinfecção de substâncias pois mata os microorganismos presentes em superfícies e objetos.
Isso ocorre pois ele tem a propriedade de atrair para si, basicamente, as moléculas de água do local onde está. Desta forma, ele desidrata a célula ou estrutura do microorganismo, desativando-o.
No entanto, para que ele possa desempenhar essa função, é preciso que haja uma concentração mínima de álcool na solução utilizada, que deve ser próxima de 70%.
É preciso também que haja uma porcentagem em água na solução, em média de 30%, para que o álcool seja capaz de entrar nas células ou estruturas e inativá-las. Assim, a concentração não pode ser muito alta mas também não pode ser muito baixa, sendo sua faixa de eficácia em uma média de 68 à 72%.
O álcool 70% é antibacteriano, e é mais eficiente pelo fato de agir por mais tempo na superfície da pele. Além disso, penetra mais facilmente na superfície de vírus e bactérias.
O álcool 46%, por sua vez, é utilizado para limpeza. Ou seja, ele não terá a mesma eficiência do 70%, pois não possui a mesma concentração e é utilizado para outros fins. Então ele não terá a mesma eficácia para proteger o organismo contra vírus e bactérias.
Espero ter ajudado! ^^ Bons estudos! :)