Com relação à Dinastia dos Stuart assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso
A)Os Stuart fortaleceram as relaçoes levaram as relacoes com a burguesia para consolidação da Monarquia Parlamentarista;
b) () Aumentaram as práticas absolutista am as práticas absolutistas, diminuindo o poder do parlamento e contrariando interesses da burguesia;
C) Interromperam as relações e retiraram todo o poder da igreja Católica.
D) O parlamento e a burguesia provocou uma crise no governo inglês, que se aprofundou com uma revolta na Irlanda, à época sob o dominio ingles
Respostas
Resposta:leia com atenção e achará a resposta. BOA SORTE!
Explicação:
O século XVII marcou o fim da dinastia Tudor na Inglaterra e a subida ao poder dos Stuart, com Jaime I e, posteriormente, seu filho, Carlos I.
Os Stuart aumentaram as práticas absolutistas, diminuindo o poder do parlamento e contrariando interesses da burguesia. Aprofundaram, também, suas relações com membros da Igreja Católica.
Esse conflito permanente entre o rei, o parlamento e a burguesia provocou uma crise no governo inglês, que se aprofundou com uma revolta na Irlanda, à época sob o domínio inglês.
Esse conjunto de fatores levou a uma guerra civil que dividiu a Inglaterra. De um lado, estava o rei, a alta nobreza, católicos e anglicanos, e do outro, o parlamento, a burguesia, senhores rurais e os puritanos (calvinistas que sofriam perseguições religiosas).
Em virtude da participação dos puritanos, esse processo também ficou conhecido como Revolução Puritana.
Em 1648, o exército que representava os interesses do parlamento, liderado por Oliver Cromwell, sai vencedor, e o rei Carlos I é condenado à morte.
Esse exército ficaria conhecido como Novo Exército Modelo. Era composto pelos chamados “cabeças-redondas”, em referência ao cabelo curto adotado pelos seus membros. Cromwell assume como Lorde Protetor da República Inglesa, chamada de Commonwealth.