• Matéria: Sociologia
  • Autor: thayanerodrigues122
  • Perguntado 6 anos atrás

2) Considere o seguinte trecho de uma notícia publicada em 2015:

“Às vésperas de ser denunciado pelo Ministério Público por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), continuou demonstrando habilidade para impor derrotas ao governo Dilma Rousseff em plenário e conseguiu passar, em segundo turno, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes graves. Foram 320 votos favoráveis à medida, 12 a mais que a maioria qualificada necessária para mudar o tema na Constituição e três a menos que na votação em primeiro turno, em 2 de julho. A proposta agora segue para o Senado, onde ainda deverá ser apreciada em duas sessões.” (Fonte: El País Brasil, 19/8/2015)

Sobre a mudança legislativa proposta no texto acima, pode-se afirmar, do ponto de vista antropológico:

(a) O nível de participação dos indivíduos na cultura de uma sociedade pode variar de acordo com diversos aspectos, entre eles a idade (ou faixa etária).
(b) Os grupos tendem a ser permissivos com desvios de conduta praticados por jovens, o que é um fator de mudança cultural.
(c) As mudanças culturais decorrentes do natural aumento do rigor em relação às práticas consideradas criminosas resultam em leis mais rígidas.
(d) Toda forma de separar adolescentes e adultos em uma dada sociedade é arbitrária e nunca resulta de limitações práticas.
(e) Toda forma de separar adolescentes e adultos em uma dada sociedade decorre de critérios exclusivamente de critérios práticos.


Respostas

respondido por: carlosaimar35
0

Resposta:a

Explicação:

Perguntas similares