LEIA O SONETO Amor é fogo que arde sem se ver, / é ferida que dói, e não se sente; / é um contentamento descontente, / é dor que desatina sem doer. / É um não querer mais que bem querer; / é um andar solitário entre a gente; / é nunca contentar-se de contente; / é um cuidar que ganha em se perder. / É querer estar preso por vontade; / é servir a quem vence, o vencedor; / é ter com quem nos mata, lealdade. / Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, / se tão contrário a si é o mesmo Amor? (Camões, Luís Vaz de. 200 sonetos. Porto Alegre: L&PM, 2010) 5) DE ACORDO COM O ESTUDO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM É POSSÍVEL DIZER QUE NO SONETO DE CAMÕES PREVALECEM AS FIGURAS: *
1 ponto
(A) ( ) Metáfora (“Amor é fogo.../é ferida.../é dor...) e antítese (...dói, e não se sente.../contentamento descontente)
(B) ( ) Eufemismo (Tão contrário a si é mesmo o amor) e hipérbole (é ter com quem nos mata, lealdade)
(C) ( ) Metonímia (“Amor é fogo.../é ferida.../é dor...) e antítese (...dói, e não se sente.../contentamento descontente)
(D) ( ) Personificação (é ferida que dói e não se sente) e hipérbole (é ter com quem nos mata, lealdade...
Respostas
Resposta:
E à letra c.
porque o amor é fogo é dor por não ser respondido, quando o coração é partido o coração doi .Não se sente mais o que sentia mais o mesmo
A partir da leitura e interpretação do soneto de Luís de Camões, podemos identificar a presença das figuras de linguagem metafórica e antítese (alternativa A).
A metáfora é uma figura de linguagem na qual sua principal característica é a presença de um sentido figurado.
A metáfora pode estar sendo representada tanto em uma única palavra como em uma expressão.
Utiliza-se na metáfora como uma forma de comparação implícita sobre determinado tema.
A antítese também é uma figura de linguagem. Nela, a principal característica é a oposição entre as ideias.
O sentido no uso da antítese é para realçar exatamente o oposto de algo.
mais em: https://brainly.com.br/tarefa/34270676