Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento.
Ao primeiro, ele diz:
- João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento. E ouviu de resposta:
- Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes?
Ao segundo, pede:
- Carlos gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você está conosco há dois anos, estamos muito satisfeitos com você e estamos pensando, inclusive, em promovê-lo. Por que você quer sair? E foi obrigado a escutar:
- Porque recebi uma proposta melhor de outra empresa que ouviu falar de mim e ficou interessada. Eu até achei que não faria falta por aqui, pois nunca senti que meu trabalho fosse valorizado.
São duas situações fictícias, mas com fortes componentes de realidade. Coisas parecidas acontecem todos os dias. João está sendo dispensado e Carlos está querendo sair exatamente pelas mesmas razões.
como agir no lugar de joao e de carlos?
Respostas
respondido por:
5
Eu pediria um tempo de adaptação (um mês) para executar as novas funções. João com novas funções que ele poderia exercer para aumentar o seu rendimento e Carlos com as funções do cargo promovido.
Assim daria a oportunidade dos funcionários se auto avaliarem com essas novas funções e também dos superiores avaliassem as novas tarefas de seus funcionarios.
No final do período de adaptação fria uma reunião individual com cada funcionario, relatoria o que foi observado e perguntaria o que o funcionário achou na sua nova situação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás