1) Segundo as concepções de indivíduo e de sociedade na sociologia de Max Weber, assinale a alternativa correta: *
a) O indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade.
b) A sociedade se opõe aos indivíduos, como força exterior a eles, razão pela qual os indivíduos refletem as normas sociais vigentes.
c) O gênero humano é, irremediavelmente, um ser social, condição expressa pelo fato de os homens e mulheres fazerem a história, mas sempre a partir de uma situação dada.
d) O Estado capitalista nada tem a ver com as escolhas que os indivíduos fazem a partir das motivações que possuem, sendo, na verdade, a expressão das classes sociais em luta.
e) Nenhuma das alternativas.
2) Sobre as duas definições de solidariedade de acordo com o pensamento sociológico de Durkheim, considere o texto a seguir para responder à questão proposta. “É completamente diferente a solidariedade produzida pela divisão do trabalho. Enquanto a precedente implica que os indivíduos se assemelhem, esta supõe que difiram uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual é absorvida pela personalidade coletiva. A segunda é apenas possível se cada um tem uma esfera de ação que lhe é própria, por conseguinte, uma personalidade. É preciso, pois, que a consciência coletiva deixa descoberta uma parte da consciência individual, para que aí se estabeleçam estas funções especiais que ela não pode regulamentar; quanto mais extensa esta região, tanto mais forte é a coesão resultante desta solidariedade.” (Durkheim. Da divisão do trabalho social. 2 ed.São Paulo: cultural, 1983. Coleção os pensadores. PP.69-70). Marque a alternativa correta, considerando a citação acima, que explica os efeitos da evolução: *
a) Da solidariedade individualista à solidariedade coletivista.
b) Da solidariedade coletivista à solidariedade individualista.
c) Da solidariedade mecânica à solidariedade orgânica.
d) Da solidariedade orgânica à solidariedade mecânica.
e) Nenhuma das alternativas.
3) “A despeito de se viver na era dos direitos, são significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições subumanas a que são submetidas centenas de milhões de pessoas (...). No Brasil, aí estão assassínios praticados por graúdos mandantes que se servem de pistoleiros profissionais, trabalho escravo, tráfico de mulheres, menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em pleno século XXI(...). Pelo número de concepções, leis, tratados, etc. estão-se na era dos direitos. No plano da efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de Lipovetky(...), não se estaria na era do vazio (de direitos)”- Situações sociais desse tipo são analisadas por alguns sociólogos a partir da consideração de que nos encontramos em uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento perderam a sua validade, (onde) a eficácia das normas está em perigo.(folha de são Paulo, 30.08.2004.pA3) Assinale a alternativa que indica o conceito utilizado por Émile Durkheim para definir uma “condição social” do tipo descrito no texto: *
a) Anomia.
b) Fato Social.
c) Coerção social.
d) Consciência coletiva.
e) Conflito social.
4) Assinale a alternativa correta. A função ou o comportamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupa determina, se refere ao: *
a) Status social.
b) Papel social.
c) Ascensão social.
d) Fato social.
e) Ação social.
5) Os pensadores do século XVIII e XIX fomentaram a crença no progresso humano e científico contra a superstição e a monarquia, portanto: *
a) A burguesia não conseguiu derrubar o poder hegemônico da Igreja com a pesquisa científica e tecnológica.
b) Construíram uma metodologia científica que fortaleceu o conhecimento religioso e tornou-se a referência do mundo contemporâneo.
c) Graças às transformações da forma de conhecimento desencadeadas pelo pensamento racional foram possíveis as Revoluções Francesa e Industrial.
d) Fortaleceram o Sistema Feudal, construindo a sociedade de consumo para compensar a ausência de referências cristãs.
e) adotaram as práticas econômicas coletivistas, com vistas a fundar o socialismo científico nos moldes da racionalidade tecnológica.
6) Durkheim é o criador do conceito de fato social, objeto de estudo da sociologia que significa: *
a) A função ou comportamento que o grupo espera de um indivíduo.
b) Um conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade.
c) São os modos de agir, pensar ou sentir de uma sociedade e que influenciam o indivíduo.
d) São modelos conceituais que podem ser usados para compreender o mundo.
e) São conjuntos de interações.
Respostas
respondido por:
39
Resposta:
1) A
2)C
3)A
4)B
5)C
6)C
KleberRocha:
aeee vlw ta tudo certo
respondido por:
0
Gabarito:
1- a) O indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade.
2- c) Da solidariedade mecânica à solidariedade orgânica.
3- a) Anomia.
4- b) Papel social.
5- c) Graças às transformações da forma de conhecimento desencadeadas pelo pensamento racional foram possíveis as Revoluções Francesa e Industrial.
Fonte: Confia.
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás