Nenhum domínio se contenta com a obediência que não passa de submissão exterior pela razão, por oportunidade ou respeito; procura também despertar nos membros a fé em sua legitimidade, ou seja, transformar a disciplina em adesão à verdade que ele representa” (FREUND, 1980).
A) Por que se obedece na visão de Max Weber? Reconhecimento formal da necessidade da ordem (legitimidade), independente de opinião própria sobre o valor da ordem?
B) Explique porque os tipos de dominação propostos por Weber nunca, ou raramente se encontram em estado puro. Lembrando que um domínio não é inteiramente desprovido do outro.
Respostas
Resposta:
A) Para weber obedecer é um moderno tipo de dominação, legal-racional, sendo a forma mais sofisticada, para qual as outras convergem; ela tem sua legitimidade fundada em um estatutode uma forma mais pura e a burocratica. Por necessidade de ordem a criação e modificação desta ordem é atraves de um estatuto sancionado corretamente.
B) Weber construiu os três tipos puros de dominação: Tradicional envolvendo o patriarcalismo, o tipo mais puro desta dominação, tendo a noção de privilégio; Racional-legal tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação cria em suas manifestações de legitimidade a noção de competência; Ja a Carismatica não apresenta nenhum procedimento ordenado, sua noção dilata a legitimação até onde alcance a missão do “chefe”, na medida de seus atributos carismáticos pessoais. Sendo assim,nunca se enccontram em estado puro.
Explicação: