Respostas
A aterosclerose é uma doença progressiva e que se manifesta geralmente em adultos. Dessa forma, muitas vezes só é percebida quando o fluxo sanguíneo para algum órgão diminui significativamente, causando infarto, derrames e até mesmo o óbito.
No entanto, alguns sintomas podem ser observados dependendo da localização da obstrução. Por exemplo, quando a obstrução está presente em artérias do coração, podem surgir sintomas como a dor no peito (angina) em situações de estresse ou esforço físico, indicando que o músculo cardíaco não está sendo oxigenado de maneira adequada, podendo a aterosclerose ocorrer na artéria coronariana.
No entanto, se o grau de obstrução for elevado, essa dor pode ocorrer mesmo em repouso. Um outro exemplo são dores semelhantes a cãibras, de 15 a 30 minutos após a refeição, na região abdominal. Essas podem ser um indicativo de obstrução de artéria nessa região.
Resposta:
A aterosclerose é a formação de placas de gordura nas artérias, que dificultam a passagem do sangue.
causa:
Devido à coagulação do sangue na artéria, este quadro está associado à ocorrência de ataque cardíaco, derrame cerebral e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas.
Sintomas:
geralmente não apresenta sintomas até a ruptura das placas. Quando isso ocorre, os sintomas variam de acordo com o local em que a doença se manifesta.
Membros inferiores: pode apresentar dor para caminhar ou mesmo em repouso, além do surgimento de feridas.
Artérias carótidas: o acidente vascular cerebral ( AVC ) pode ser o primeiro sintoma da doença obstrutiva carotídea. Desmaios e tonturas também são sintomas transitórios.
Artérias viscerais: pode causar diarreia, náusea e perda de peso.
Artérias renais: pode causar pressão alta de difícil controle e insuficiência renal.