"Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul."
a) da Guerra da Independência.
b) da Proclamação da República
c) das Revoltas Tenentistas.
d) da Revolução de 1930.
e) agitado da Regência.
Respostas
Resposta:
Resposta correta: letra E) agitado da Regência.
Explicação:
Cabanagem, Guerra Farroupilha, Balaiada, Revolução dos Malês... Todas revoltas com muitas características singulares e próprias, mas todas com um elemento em comum: aconteceram durante o período regencial no Brasil. A abdicação de Pedro I acabou gerando um vazio de legitimidade política no Brasil, mesmo com o poder sendo ocupado por regentes até 1840. Esse vazio de poder estimulou uma serie de revoltas por todo território nacional, revoltas muitas vezes com um caráter separatista – como no caso do Rio Grande do Sul e da Guerra Farroupilha – ou com participação massiva de populares – como no caso do levante de escravos na Bahia, na chamada Revolta dos Malês.
A alternativa correta é a E.
O período regencial foi um período conturbado na história política do Brasil. Após a abdicação de D. Pedro I, seu filho, D. Pedro II, ainda não tinha idade para assumir.
Por isso, foi composto um governo provisório para governar o país, mas esse governo acabou enfrentando diversos movimentos separatistas por todo o país pelos problemas de governabilidade.
A assembleia defendia o diálogo com revoltosos e regressistas, trocando a Regência Trina para Regência Una, como forma de melhorar a governabilidade.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5250805