Em se tratando de equilíbrio químico, uma série de fatores pode alterar o sistema reacional. Entre os principais parâmetros, destaca-se o aumento ou a diminuição da concentração dos reagentes e dos produtos de uma reação. A produção do cloreto de hidrogênio pode ser representada pelo seguinte equilíbrio:
H2(g) + Cl2(g) ⇋ 2HCl(g) ΔH= -92,3 kJ/mol
Com base na equação da formação de cloreto de hidrogênio gasoso (HCl(g)), o que acontece com o equilíbrio químico se as concentrações de H2(g) e Cl2(g) forem aumentadas?
a
a reação será deslocada no sentido dos produtos.
b
a reação será deslocada no sentido dos reagentes.
c
a reação não será deslocada para reagentes nem produtos.
d
a reação será igualmente deslocada para reagentes e produtos.
e
haverá um aumento de 20 vezes na quantidade de HCl.
Respostas
Resposta:
c ) a reação não será deslocada para reagentes nem produtos.
Explicação:
Para as reações ocorrerem, tem de haver choques efetivos para a formação do complexo ativado, que é um estrutura que agrupa todos os átomos (como no gráfico) então, adicionando H e Cl molecular, não estará favorecendo a reação, pois para que ela ocorra o H2 tem de chocar com o Cl2, formando a estrutura citada. O H e o Cl molecular, quando chocados com alguma outra molécula não formará complexo ativado.
Teremos um deslocamento no sentido dos produtos (Alternativa A).
Um equilíbrio químico é uma situação onde há reação reversível onde a reação direta e inversa estão em equilíbrio, ou seja, há geração de produtos e reagentes na mesma proporção.
Vários parâmetros podem afetar um equilíbrio químico e um deles é o aumento da concentração. Segunde a Lei de Le Chatelier, quando temos uma pertubação em um equilíbrio químico o mesmo se desloca a fim de diminuir essa pertubação no sentido contrário.
Como nesse caso aumentamos a concentração dos reagentes, teremos um deslocamento no sentido dos produtos, havendo maior formação do mesmo.
Espero ter ajudado!