Respostas
cauim, para alguns povos indígenas era uma bebida que permitia a conexão com um plano superior e com antepassados, permitindo à pessoa ter uma espécie de visão iluminada das coisas e da vida como um todo.
No entanto, para os europeus, especialmente para os portugueses que chegaram ao Brasil durante o período colonial, esta bebida não passava de algo para recreação, que fazia com que os indígenas se embriagassem.
O primeiro contato fez com que os portugueses passassem a associar o cauim a algo satânico, já que para eles, os indígenas, depois de ingerir a bebida, pareciam possuídos por forças malignas.
Espero ter ajudado!
( se possível marque como a melhor resposta, isso ajuda muito)
Nem todos os portugueses adotaram o cauim, pelo menos não os jesuítas que tentaram combater desde as tradições que envolviam sua produção ao seu consumo final, onde a bebida alcoólica servia inclusive para acompanhar a carne humana dos inimigos capturados.
As polêmicas por trás da bebida indígena cauim
Alguns portugueses tentaram reproduzir o modo de fabricação do cauim, feito com mandioca ou milho, aparentando uma espécie de cerveja, pois apreciaram o produto, mas não tiveram sucesso, acreditando que não seguiram todos os misticismos envolvidos.
Já os jesuítas, tentavam convencer as indígenas a aderir à religiosidade para que parassem de fabricar o cauim e os membros não se embriagassem e cometessem tantos pecados.
Aprenda mais sobre as tradições indígenas: brainly.com.br/tarefa/44225833
#SPJ2