Respostas
-Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII, na então Capitania da Bahia, na colônia brasileira.
Foi uma conspiração de caráter popular contra a Coroa portuguesa ocorrida em no ano de 1798. Também ficou conhecida como Revolta dos Alfaiates porque havia membros importantes desse movimento que exerciam essa profissão. Esse foi mais um movimento de caráter emancipacionista, ou seja, um movimento que lutava pela libertação do Brasil de Portugal.
A população em geral não estava nem um pouco satisfeita com o governo vigente, fervilhando com queixas, pois os preços das mercadorias básicas eram elevados todos os dias. Passou-se a realizar saques nos açougues, mercados e vendas no geral, a fim de obter essas mercadorias essenciais.
Foi no dia 12 de agosto de 1798 que o movimento estourou. Os membros da revolta estavam distribuindo panfletos sobre o movimentos em frente a igrejas e as ruas da capitania, quando algumas autoridades prenderam essas pessoas. No ano seguinte que algumas pessoas importantes do movimento foram enforcadas como o aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e o mestre alfaiate João de Deus Nascimento.