Respostas
Resposta:
As ligações de hidrogênio são muito fortes pois ocorrem entre átomos de hidrogênio e outros átomos cuja diferença de eletronegatividade seja grande.
É justamente essa variação de eletronegatividade (tendência de ganhar elétrons) que permite que esta interação seja forte, em comparação à outros tipos de interações, que ocorrem em moléculas apolares, onde a diferença de eletronegatividade não existe ou é bem pequena.
Observando-se as ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente.Já nas interações moleculares são fenômenos que tangem a troca de energia entre moléculas geralmente próximas. Se dão através do campo eletromagnético.
A diferença entre elas é a força intermolecular mais intensa do hidrogênio,se vc observar na interação de células é um fenômeno tangente de troca de energia de moléculas próximas,já no hidrogênio tem muito mais intensidade,como o flúor, oxigênio, nitrogênio,polo negativo,ou seja,uma força que não se compara à interação de moléculas.