para onde era destinada a madeira de pau-brasil e o açúcar produzido no brasil​

Respostas

respondido por: guilhermeteixep65pup
1

Resposta:

Sécs: XII e XIII - Europa medieval

1511 - Exportação para Portugal

Explicação:

Na época, os europeus conheciam uma árvore parecida com o pau-brasil, que era denominada como Biancaea sappan. Essa árvore também tinha uma resina na madeira que era utilizada para tingir tecidos, e registros apontam que essa árvore era conhecida por nomes como “brezil” e “brazily”, e seu corante já era utilizado na Europa medieval, desde os séculos XII e XIII.

Em 1501, Fernão de Loronha recebeu o direito de explorar a ilha de São João (atual Fernando de Noronha) como sua capitania. Em seguida, recebeu o direito de explorar o pau-brasil existente na sua capitania, desde que não importasse mais a variedade asiática do pau-brasil. Na sua capitania, Fernão de Loronha deveria repassar uma parcela de seu lucro pelas atividades que realizassem, mas em relação ao pau-brasil, o lucro obtido era integralmente da Coroa portuguesa.

Em 1511, aconteceu a primeira exportação de pau-brasil para Portugal, com o embarque de 5 mil toras da árvore em um navio chamado Bretoa. Nesse mesmo ano, o arrendamento que havia sido dado a Fernão de Loronha foi transferido para Jorge Lopes Bixorda e, dois anos depois, em 1513, o arrendamento passou a ser livre e todos os interessados poderiam explorar o pau-brasil, desde que fossem pagos os impostos da Coroa (20%).

Perguntas similares