O rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o papa Clemente VII em 1534, por:
a) opor-se ao Ato de Supremacia, que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do papa.
b) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade do sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.
c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.
Respostas
Resposta:
letra D) ;-;
Explicação:
O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por. opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana a autoridade do Papa. ... ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
espero ter ajudado, se achar que essa resposta esta certa, deixe-me em "melhor resposta", por favor :)
Resposta:
A resposta certa é a letra d, "ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra".
Explicação:
Recém saída da Guerra de Cem Anos com a França, a Inglaterra passava por problemas econômicos. A Igreja Católica, naquele momento, era tão ou mais poderosa que o Estado inglês, e detinha muitas terras e riquezas.
Ao romper com a Igreja Católica e consolidar superioridade do Estado com a criação do Ato de Supremacia em 1534, Henrique VIII, rei da Inglaterra, consegue enfraquecer a Igreja Católica e confiscar seus bens. além disso, dá a possibilidade de divórcio, um de seus interesses em quebrar relações com a Igreja, já que desejava um novo casamento para poder gerar herdeiros homens ao trono.
Espero que tenha ajudado, bons estudos!