Respostas
Em biologia, um género (pt) ou gênero (pt-BR) (do termo latino genus, plural genera) é uma unidade de taxonomia (um táxon) utilizada na classificação científica e agrupamento de organismos vivos/fósseis para agrupar um conjunto de espécies que partilham um conjunto muito alargado de características morfológicas e funcionais, um genoma com elevadíssimo grau de comunalidade e uma proximidade filogenética muito grande, reflectida pela existência de ancestrais comuns muito próximos. No sistema de nomenclatura binomial utilizado na biologia, o nome de um organismo é composto por duas partes: o seu género (escrito sempre com maiúscula), e o modificador específico (também conhecido como o epíteto específico). Por exemplo, Homo sapiens sapiens é o nome da espécie humana (latim para homem sábio sábio), a qual pertence ao género Homo. Cada género é constituído em torno de uma espécie-tipo, por sua vez associada permanentemente a um espécime-tipo devidamente preservado e descrito, a partir do qual se avalia a proximidade ou diferenciação de cada uma das espécies que são incluídas no táxon.
O Gênero é uma categoria taxonômica mais geral do que a categoria Espécie. Isto significa que a categoria espécie é mais específica na classificação de um ser vivo dado que um Gênero pode conter várias espécies diferentes.
Por exemplo, o Gênero Panthera engloba as Espécies: leão (Panthera leo), tigre (Panthera tigris), onça (Panthera onca), leopardo (Panthera pardus). Portanto, apenas o Gênero não diferencia qualquer um destes felinos.
Espero ter ajudado.