Respostas
Explicação:
A primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza se deu em 1532, e ele fundou o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente. O primeiro ciclo econômico constituiu-se da exploração do pau-brasil, cuja madeira avermelhada permitia a produção de corante vermelho.
Em 1532, Martim Afonso de Sousa combateu os piratas franceses e instalou, em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar. A colonização do território brasileiro seguiu um padrão de ocupação e povoamento das regiões litorâneas.
Ocupar e povoar o litoral era uma estratégia para a consolidar a posse de Portugal sobre as novas terras, afastando o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar
A expansão territorial do Brasil foi a ampliação dos limites do território brasileiro que aconteceu entre o descobrimento e o Tratado de Madri em 1750. Durante esse tempo, o país aumentou sua área em mais de duas vezes. Essa expansão é decorrente do desenvolvimento econômico da colônia e dos interesses político-estratégicos da colonização.
Um primeiro evento que permitiu a expansão foi a União Ibérica, que, entre 1580 e 1640, colocou as possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Nesse momento, a necessidade de se respeitar fronteiras do Tratado de Tordesilhas foi praticamente invalidada.
Durante as primeiras décadas após o descobrimento do Brasil, o povoamento avançou bem pouco, estando restrito às áreas litorâneas do Nordeste e do Sudeste. A população branca era reduzida, não conhecendo bem o território e se depararam com grande resistência por parte dos nativos.
No século XVII, as atividades produtivas, a ação do Estado com relação a resistência dos nativos e a ameaça iminente de invasores estrangeiros impulsionaram a expansão territorial para o interior do Brasil