Dentre os moradores das pólis gregas, quais seriam os mais aptos a obterem o conhecimento do bem e da justiça segundo a ética platônica:
1 ponto
a) Os Sofistas, pois ensinavam a verdade.
b) Qualquer pessoa, pois o conhecimento é alcançado sem nenhum esforço.
c) O conhecimento foi apenas alcançado por Platão e Sócrates, e desde então escapou de qualquer um que buscou alcança-lo.
d) Os Filósofos, pois na medida em que eles buscam se aproximar do conhecimento da verdade eles conseguem atingir o conhecimento do bem e da justiça.
Me ajudemmmmmm
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
A) Os sofistas não eram bem vistos pelos filósofos gregos. Isso porque o que importava para eles eram apenas as palavras/retórica sem a prática do ato filosófico em si - de suscitar, de fato, o amor à sabedoria e buscar a verdade.
B) Platão divide as almas em três tipo. Assim, para ele, os outros indivíduos que não estão na ponta da pirâmide, não possuíam "intelecto" suficiente para governar, mas sim para servir e mandar em outros - como os trabalhadores e guerreiros (guardiões). * Platão defende que estes eram necessários para a constituição social, só não eram os mais aptos para governar.
C) Afirmação muito reestrita.
D) O amor ao conhecimento ( significado de Filosofia) é justamente buscar incessantemente a verdade. Assim, o governante ideal teria a razão como alma predominante e eram os que conseguiam atingir o conhecimento do bem e da justiça. Portanto, são os filósofos que contemplam aos requisitos instituídos por Platão e, por isso, seriam os mais aptos para a escolha de governantes.
Resposta:
1- (D)Os Filósofos, pois na medida em que eles buscam se aproximar do conhecimento da verdade eles conseguem atingir o conhecimento do bem e da justiça.
2- (C)Reside na justa medida, uma ação que escapa aos excessos e as faltas, conforme cada situação vivida.
Explicação:
CLASSROOM