O compasso musical é a sequência de tempos fortes e fracos que define o ritmo da música. Os compassos representam a métrica ou seja a ordem e a medida do ritmo. Assinale abaixo a alternativa que corresponda a correta a forma de compassos binário, ternário e quaternário.
a) Compassos binário: formado por dois tempos fortes. Compasso ternário: formado por três tempos fracos. Compasso quaternário: formado por dois tempos fortes e dois fracos.
b) Compasso binário: Formado pelo primeiro tempo forte o segundo tempo fraco. Compasso ternário: formado pelo primeiro tempo forte e dois fracos. Compasso quaternário: formado pelo primeiro tempo forte, segundo tempo fraco
c) Compasso binário: formado por dois tempos fracos. Compasso ternário: formado por três tempos fortes. Compasso quaternário: formado por quatro tempos fortes.
d) Compasso binário: formado por dois tempos, sendo primeiro tempo forte. Compasso ternário: formado por três tempos. Marcamos em um tempo forte e dois mais fracos. Compasso quaternário: formado por quatro tempos, sendo o primeiro e o terceiro tempos acentuados porém o primeiro com mais força que o terceiro
Respostas
Olá!
Bom, para resolver esse exercício, devemos relembrar o que é compasso binário, ternário e quartenário.
De uma forma mais rápida e simples podemos classificar:
Compasso binário: Formado por dois tempos, 2/2.
Compasso ternário: Formado por três tempos 3/3.
Compasso quartenário: Formado por quatro tempos 4/4.
Esses compassos são escritos na armadura de clave, que é localizada no início da pauta/pentagrama.
Em questão ao tempo forte e fraco podemos dizer:
Binário: 1° Tempo Forte, 2° Tempo Fraco.
Ternário: 1° Tempo Forte, 2° Fraco, 3° Fraco.
Quartenário: 1° Forte, 2° Fraco, 3° Meio forte, 4° Fraco.
Assim, podemos dizer a resposta certa, que é:
d) Compasso binário: formado por dois tempos, sendo primeiro tempo forte. Compasso ternário: formado por três tempos. Marcamos em um tempo forte e dois mais fracos. Compasso quaternário: formado por quatro tempos, sendo o primeiro e o terceiro tempos acentuados porém o primeiro com mais força que o terceiro.