• Matéria: História
  • Autor: gabrielrafa2802
  • Perguntado 6 anos atrás

O trecho narra a ocorrência de atritos entre os poderes estatais no Brasil.

Intenção de formalizar acordo entre Judiciário, Legislativo e Executivo não saiu do papel. A intenção de assinar um pacto entre os Poderes foi anunciada por Dias Toffoli, presidente do STF, em fevereiro, na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. No fim de maio, a ideia foi retomada em um café da manhã proposto pelo presidente [...], em resposta a manifestações pró-governo que criticavam o Supremo e o Congresso.

O documento, a ser assinado pelos chefes dos Poderes [...], prevê a colaboração entre Executivo, Judiciário e Legislativo para a realização de reformas. O pacto elenca cinco temas prioritários.

RELEMBRE atritos entre os três Poderes após anúncio de pacto que não saiu do papel. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2019.



A prática do absolutismo levou a grandes abusos por parte dos déspostas, sendo que uma das propostas teóricas para controlar tais abusos foi a da divisão dos poderes do Estado. Essa proposta foi desenvolvida pelo iluminista

(A)
Barão de Montesquieu, que visava impedir que os líderes do Estado agissem segundo suas ambições.

(B)
Voltaire, que desejava a participação ativa da Igreja Católica na política para limitar o poder do rei.

(C)
Rousseau, que acreditava que a divisão do poder no Estado acabaria com a propriedade privada.

(D)
Adam Smith, que defendia a divisão dos poderes para que o Estado controlasse melhor a economia.

Respostas

respondido por: tetelegal2013
1

Resposta:

spe né

Explicação:


dalilapereirama: sim ...
respondido por: nrbarretosocial
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

Explicação: Ta na apostila do positivo. O texto fala sobre a tripartição de poder. Quem o defendia era Montesquieu, que era contra o absolutismo e segundo ele, os reis governavam por suas proprias ambições. Espero ter ajudado!

Perguntas similares