A filosofia no Brasil ganhou terreno e corpo com Tobias Barreto (1839-1889) e Sílvio Romero (1851-1914). Foi com Barreto que o positivismo de Auguste Comte ganha corpo na obra Estudos de filosofia (1977). Considerando essa obra e o que ela apresenta sobre a possibilidade de a humanidade aderir ao panteísmo e ateísmo, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
Comte indica pontualmente que a possibilidade de inserções humanistas, vinculadas à cientificidade, descolam as pessoas ao panteísmo.
Alternativa 2:
A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo ou ateísmo, mas ajuda a organizar o pensamento racional na compreensão do conhecimento de forma mais organizada.
Alternativa 3:
Comte não se posiciona sobre a possibilidade de a humanidade aderir ou não ao panteísmo, a preocupação deve estar focada nas relações das ciências humanas.
Alternativa 4:
A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo, mas apenas ao ateísmo, uma vez que a racionalidade será o único foco.
Alternativa 5:
Comte se vale das noções de Marx e Engels para fazer suas críticas à religião.
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Resposta: Alternativa 4:
A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo, mas apenas ao ateísmo, uma vez que a racionalidade será o único foco.
Explicação: No livro, página 157, fala está exata frase, na unidade 3, que Tobias Barreto, defende que a adesão ao positivismo de Comte não leva ninguém a humanidade ao panteísmo ou ateísmo, algo difundido constantemente pelos clérigos, mas que ajuda a racionalidade na compreensão do conhecimento de forma mais organizada.
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Alternativa 2
A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo ou ateísmo, mas ajuda a organizar o pensamento racional na compreensão do conhecimento de forma mais organizada.
Explicação:
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A obra de Comte não leva ninguém ao panteísmo ou ateísmo, mas ajuda a organizar o pensamento racional na compreensão do conhecimento de forma mais organizada.