Baseado nos mapas analise a ocupação do território brasileiro destacando suas principais atividades em cada século?
Respostas
Resposta:
No século XVI, a ocupação do Brasil se restringia ao litoral, principalmente no Nordeste, onde ficava a capital Salvador, tendo como principal atividade o cultivo de cana-de-açúcar. No século XVII, houve um processo de interiorização com a criação de gado, além da ocupação da Região Norte com as Drogas do Sertão. No Século XVII, com a descoberta de minas de ouro e diamante nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, houve uma intensa ocupação do Centro-Sul, sendo a capital transferida para o Rio de Janeiro. Já no Século XIX, a atividade açucareira e mineradora entram em decadência, e o café se torna o principal produto da economia brasileira, cultivado inicialmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, expandindo-se para São Paulo, Minas Gerais e norte do Paraná. Neste mesmo século, iniciou-se a exploração da borracha na Amazônia e o cultivo de algodão no Nordeste. Com a abertura de estradas e ferrovias, inicia-se uma maior integração entre o interior e litoral, aumentando a integração nacional.
Resposta:
O Brasil teve diferentes atividades econômicas em seus territórios conforme seu desenvolvimento no decorrer dos séculos. Por exemplo, durante os séculos XVI e XVII, a principal atividade desempenhada era a monocultura açucareira no Nordeste.
No século XVII e XVIII há a corrida do ouro no Sudeste, em especial em Minas Gerais. Já nos séculos XIX e início do século XX, nas regiões do atual Sudeste temos as monoculturas do café e, no Norte, exploração da borracha
Explicação: