A África subsaariana conheceu, ao longo dos últimos quarenta anos, trinta e três conflitos armados que fizeram no total mais de sete milhões de mortos. Muitos desses conflitos foram provocados por motivos étnico-regionais, como os massacres ocorridos em Ruanda e no Burundi.
Das alternativas abaixo, aquela que identifica uma das raízes históricas desses conflitos no continente africano é:
a) a chegada dos portugueses, que, em busca de homens para escravização, extinguiram inúmeros reinos existentes
b) a Guerra Fria, que, ao provocar disputas entre EUA e URSS, transformou a África num palco de guerras localizadas
c) o Imperialismo, que, ao agrupar as diferentes nacionalidades segundo tradições e costumes, anulou direitos de conquista
d) o processo de descolonização, que, mantendo as mesmas fronteiras do colonialismo europeu, desrespeitou as diferentes etnias e nacionalidades.
Respostas
d) o processo de descolonização, que, mantendo as mesmas fronteiras do colonialismo europeu, desrespeitou as diferentes etnias e nacionalidades
A alternativa correta é a d) o processo de descolonização, que, mantendo as mesmas fronteiras do colonialismo europeu, desrespeitou as diferentes etnias e nacionalidades.
A África Subsaariana, com seus longos conflitos armados, tiveram com a identificação das raízes históricas como o processo de descolonização no processo de manter fronteiras com relação ao colonialismo europeu pelo qual desrespeitou as culturais locais, suas etnias e as nacionalidades.
O parlamento que condenava o neocolonialismo foi a Organização das Nações Unidas na proclamação de autodeterminação dos povos. Nesse sentido, o processo de fronteiras nesse processo trazia com elementos do neocolonialismo.
Espero ter ajudado.