Respostas
Reflexão significa movimento de volta se igual ou movimento de retorno a si mesmo. Uma reflexão é ou movimento pelo qual o pensamento se vira, questionando-se.
Uma reflexão filosófica é tomada como radical, porque é um movimento da mente decidir se é para ser autoconsciente, para perguntar como é possível ou o próprio pensamento. Não somos, porém, submetidos a seres pensantes. Também somos seres que não envelhecem o mundo, que se relacionam com outros seres humanos, como animais, plantas, coisas, gatos e eventos, e expressamos essas relações tanto por meio da linguagem como por meio de gestos e ações.
Uma reflexão filosófica também se volta para aqueles relacionamentos que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para aqueles que os fazem. Uma reflexão filosófica organiza três grandes conjuntos de perguntas ou missões:
Por que pensamos ou o que pensamos, dizemos ou o que dizemos e o que fazemos ou o que fazemos?
Ou que queremos pensar quando pensamos, ou que queremos dizer quando falhamos, ou que queremos fazer quando agitamos? É este o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou perturbamos?
Por que pensamos ou o que pensamos, dizemos ou o que dizemos, fazemos ou fazemos? É isso que qualifica ou termina o que pensamos, dizemos e fazemos?
Essas três questões podem ser resumidas em: o que é pensar, falar e agir? E a pressupõem sobre a seguinte questão: sabemos todos os dias o que é verdade ou o que é verdade? Uma atitude filosófica começa investigando: ou o que, como, por que, levando ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que vivem e se relacionam. São perguntas sobre essência, significação ou estrutura e origem de todas as coisas.
Para a reflexão filosófica, por sua vez, ele pergunta: por que, ou o que, por quê, se dirigindo ou pensando, os seres humanos não estão vinculados à reflexão. São questões sobre capacidade humana e fim de ações e ações conherar.