1)
Roman Jakobson, linguista e crítico literário russo, é conhecido na academia por ter, entre outras contribuições, teorizado sobre o estatuto da comunicação, envolvidos, nesse contexto, os elementos da comunicação e as funções comunicativas. Leia atentamente as afirmações a seguir e assinale a correta.
Respostas
Resposta:
e)
Conforme Jakobson, a comunicação pode ter falhas, uma vez que o sistema comunicativo é constantemente exposto a ruídos.
RESPOSTA CORRETA
À construção de sua teoria da comunicação, Jakobson delineia os fatores gerais implicados à comunicação, como seus elementos fundamentais e as funções que exerce. Conforme o autor, os elementos da comunicação e as funções que a linguagem desempenha estão estritamente relacionados, uma vez que cada função que a linguagem desempenha é relacionada à proeminência de um, ou de outro, elemento.
Por serem esses elementos e essas funções fatores gerais da comunicação, eles estão sempre presentes em qualquer ato comunicativo. Frente a isso, o linguista propõe a classificação de seis elementos da comunicação: o remetente (emissor), o destinatário (receptor), a mensagem, o contato, o código e o contexto. E relacionou a eles, respectivamente, uma função comunicativa: emotiva, conativa (apelativa), poética, fática, metalinguística ou referencial.
Embora Jakobson não se proponha à investigação de questões externas (contextuais) da comunicação, seu trabalho é de extrema relevância, uma vez que lança as bases teóricas de uma teoria formal da informação voltada à compreensão das funções exercidas pela linguagem. Nesse sentido, as suas contribuições assumem sentido inovador para a época e trazem reflexões interessantes para questões intrigantes, como a possibilidade de mal, ou não comunicar devido à interferência de ruídos.
Explicação: