O flúor sistêmico é aquele que é ingerido, entre os exemplos a água fluoretada e suplementos com flúor. A redução máxima da cárie dentária é alcançada quando o flúor é recebido tanto por via tópica quanto sistêmica. A fluoretação da água é o ajuste da concentração de fluoreto natural, ou seja, ajustar a água deficiente em fluoreto para o nível recomendado para a saúde dental ideal. Os três tipos de fluoreto que são utilizados para fluoretar a água são o fluoreto de sódio, fluorsilicato de sódio e ácido fluorsilícico. Além da fluoretação das águas de abastecimento público, existem outras formas de fluoretação sistêmica, menos comuns, mas mesmo assim eficazes. Sobre estas formas de fluoretação sistêmica, analise as sentenças assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fluoretação do sal é um método de adição controlada de um composto de fluoreto ao sal, comumente utilizado para preparar alimentos, sendo seu mecanismo de ação semelhante à fluoretação da água, onde a ingestão durante alguns períodos do dia, de pequenas concentrações de fluoreto, será mantida constante na cavidade bucal.
( ) O leite tem sido sugerido como uma possibilidade para administração de fluoreto com o intuito de melhorar a saúde bucal sem precisar estar aliado ao perfil nutricional em crianças de áreas socialmente desfavorecidas, sendo que o leite bovino tem um alto potencial cariogênico.
( ) Os suplementos de fluoreto são fabricados na forma líquida e podem ser ingeridos com facilidade, de acordo com a indicação de cada um. Se usada, deve ser em pacientes com baixo risco de cárie, sem necessidade de prescrição e acompanhamento profissional.
( ) Considerando as diversos outras fontes de fluoreto encontradas no mercado, a indicação de suplementação de fluoreto para a maioria das crianças parece ser um verdadeiro excesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Resposta:
V-F-F-V corrigido pelo AVA
Explicação:
A alternativa é verdadeira, pois a fluoretação do sal é um método de adição controlada de um composto de fluoreto ao sal, comumente utilizado para preparar alimentos. Seu mecanismo de ação é semelhante à fluoretação da água, onde a ingestão durante alguns períodos do dia, de pequenas concentrações de fluoreto, será mantida constante na cavidade bucal.
A alternativa é falsa, pois o leite tem sido sugerido como uma possibilidade para administração de fluoreto com o intuito de melhorar a saúde bucal aliado ao perfil nutricional em crianças de áreas socialmente desfavorecidas. O leite bovino tem um baixo potencial cariogênico e estudos longitudinais têm sido realizados, constatando uma redução na prevalência de cárie em crianças, variando de 15% a 60% na dentição decídua e 30% a 85% na dentição permanente (Buzalaf, 2013).
A alternativa é falsa, pois os suplementes são fabricados na forma de comprimidos ou pastilhas que podem ser mastigados ou sugados, de acordo com a indicação de cada um. No Brasil, apesar de pouco utilizado, sua venda é livre. A suplementação, se usada, deve ser em pacientes com alto risco de cárie, com prescrição correta, sob constante acompanhamento profissional.
A alternativa é verdadeira, pois considerando as diversos outras fontes de fluoreto encontradas no mercado, a indicação de suplementação de fluoreto para a maioria das crianças parece ser um verdadeiro excesso. Caro aluno, você percebe como foi importante toda a sua dedicação e perseverança na construção do conhecimento.
Resposta:
V-F-F-V
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA