1: Escolha uma modalidade esportiva e explique a sua evolução ao longo dos tempos. ( Exemplo: mudanças de regras, número de participantes entre outor fatores ).
Respostas
Resposta:
Futebol
Origem do futebol
O futebol como conhecemos hoje tem origens incertas. Alguns historiadores relatam formas de esportes similares ao futebol em várias culturas antigas. A relação mais forte de tais esportes com o futebol é o uso da bola e dos gols.
Criação da FIFA
Em 1904 foi criada a FIFA. A FIFA é a maior organização de futebol em escala global. Entre suas organizações destacam-se a copa do mundo, UEFA, libertadores da América, liga dos campeões da Europa, entre muitos outros.
O jeito simples e fácil de jogar futebol foi um dos principais motivos para todo seu crescimento. Com uma bola e alguns poucos jogadores e duas traves já é possível jogar. Além disso o futebol pode ser jogado em praticamente qualquer lugar e, mais importante, todos podem jogar e brincar. Atualmente o futebol está presente em quase todo mundo na rua, clube, escola, quintal até em grandes estádios.
Basquete
O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.
Atualmente, o basquetebol é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Nas escolas, é um dos esportes mais praticados nas aulas de educação física.
O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).
Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos. Regras do Basquetebol
Regras
O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela.
Há ainda, os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três. Como o próprio nome indica, nesse caso, três pontos são contados.
O jogo está dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque.
Os passes de bola podem ser: passe com a mão, passe de peito, passe picado (ou quicado), passe de ombro e passe por cima da cabeça.
Já os arremessos mais utilizados são a bandeja e o jump. As chamadas "enterradas" ocorrem mediante um salto e a colocação da bola no cesto.
Note que os jogadores não podem dar mais de três passos com a bola nas mãos. Antes disso, ele deve passar para o colega do time.
Faltas
Num jogo de basquete um jogador não pode receber mais que 5 faltas. Se isso acontecer, ele está fora do jogo. As faltam podem ser cometidas quando o jogador dá mais de dois passos sem quicar a bola.
Além disso, o jogador não pode permanecer mais que 5 segundos com a bola nas mãos. Isso faz com que o basquete seja um jogo bem dinâmico.
Já na área denominada “garrafão”, os jogadores não podem permanecer mais de 3 segundos.
Por fim, e como é óbvio, agressões entre jogadores são consideradas faltas e ainda, se encostar nos braços ou mãos do adversário que está com a bola.
Jogadores
O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. São classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).
Isso dependerá de sua posição e objetivos no desenvolvimento do jogo. Os armadores estão localizados no centro da quadra e, portanto, são a "cabeça" do time.
Os extremos, como o nome indica, são aqueles que ficam próximos das linhas laterais. Já os pivôs, são responsáveis por maior parte dos arremessos de bola ao cesto.
Geralmente, os postes são jogadores maiores e mais ágeis da equipe. São eles também que fazem o rebote das bolas, ou seja, recuperam a bola após o arremesso.
Quadra
O basquetebol pode ser jogado numa quadra fechada, ou mesmo, ao ar livre. As dimensões são de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. No mínimo ela apresenta um comprimento de 26 metros por 14 metros de largura.
Explicação: