A volta da França é uma das maiores competições do ciclismo mundial. Num treino, um ciclista entra num circuito reto e horizontal (movimento em uma dimensão) com velocidade constante e positiva. No instante t1, ele acelera sua bicicleta com uma aceleração constante e positiva até o instante t2. Entre t2 e t3, ele varia sua velocidade com uma aceleração também constante, porém negativa. Ao final do percurso, a partir do instante t3, ele se mantém em movimento retilíneo uniforme. De acordo com essas informações, o gráfico que melhor descreve a velocidade do atleta em função do tempo é
Respostas
Explicação:
O gráfico de velocidade por tempo irá indicar o perfil de desempenho do ciclista no treino para a volta da França. Para isso vamos analisar as movimentações do atleta para os diversos intervalos de tempo.
Vale ressaltar que a aceração é razão entre a variação da velocidade em um intervalo de tempo, isso significa que se a velocidade aumenta → (a > 0), se a velocidade não varia → a =0 e se a velocidade diminui → a < 0.
A equação da velocidade é de V = Vo + a.t, onde a aceleração (a) determina a inclinação da reta no gráfico de V x t, e Vo é a velocidade inicial.
Analisando os períodos, de 0 a t1 o ciclista mantém a velocidade (a = 0), logo a reta deverá estar na horizontal, pois a velocidade é constante, de t1 a t2 o atleta acelera positivamente (a>0), logo a inclinação deve apontar para o aumento da velocidade.
De t2 a t3, a aceleração é negativa (a<0), logo haverá a diminuição da velocidade que passará a ter inclinação negativa. E a partir de t3, ele volta a ter aceleração nula (a = 0), mantendo velocidade constante, consequentemente, uma reta horizontal.
Resumidamente as inclinações da reta de velocidade esperadas no gráfico é:
0 - t1: horizontal
t1 - t2: inclinação positiva (aumento)
t2 - t3: inclinação negativa (diminuição)
t3 - em diante: horizontal
Como não postou os gráficos, não consigo saber as alternativas, porém pelo resumo, acredito que você chegue na resposta correta.
Espero ter ajudado!!!