Jogos Paralímpicos: O que são? Origem desses jogos? Histórico do Brasil nessa competição? Nome dos nossos atletas mais famosos dos jogos?
Respostas
Resposta:
Jogos Paralímpicos[1][nota 1] ou Paraolímpicos[3][4] é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência.[5] Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Michael Phelps se consolidou como maior campeão de todos os tempos, Usain Bolt se manteve imbatível. A cidade recebe agora a Paralimpíada com promessa de mais marcas superadas e fenômenos enfileirando medalhas no peito. Uma das maiores estrelas desta edição dos Jogos Paralímpicos, sem dúvida, é o brasileiro Daniel Dias, dono de dez medalhas de ouro na natação. Será a terceira vez que ele participa de uma Paralimpíada, podendo figurar no seleto grupo dos dez maiores campeões paralímpicos da história. Atualmente, ele é o 29º, e se mantiver o rendimento que teve nas duas edições anteriores, subirá muitos degraus neste ranking.
A maior campeã paralímpica é a nadadora americana Trischa Zorn, que tem 32 medalhas de ouro. Só para se ter uma ideia do tamanho do feito, Michael Phelps conseguiu o 23º ouro no Rio. O GloboEsporte.com lista os dez maiores fenômenos paralímpicos. Confira!
Trischa Zorn.
A norte-americana Trischa Zorn é disparada a maior campeã paralímpica da história. A nadadora competiu em sete edições do evento e acumulou 32 medalhas de ouro, nove pratas e cinco bronzes. Subiu ao pódio 46 vezes na carreira. Foi a primeira deficiente visual a integrar a Associação do Desporto Universitário dos Estados Unidos. Ela participou pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos em 1980, ganhando o ouro em todas as provas que nadou.