16) Ao sacar a bola não passa para a quadra adversaria, o atleta que está na
rede poderá ajudar com um toque para que a bola passe para o outro lado?
Respostas
Resposta
– Todos os pontos devem ser iniciados com um saque. O jogador na posição 1 é o responsável por sacar e ele deve se manter dentro da área delimitada até golpear a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.
– Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar. O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ocorre a “rotação”.
– O líbero jamais pode ser o sacador, portanto ele nunca pode substituir um jogador que esteja na posição 1.
PENALIDADES
Apesar de não ser um esporte de contato, existem faltas que podem ser aplicadas se o jogador não respeitar algumas regras do vôlei.
– Dois toques: o mesmo jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola;
– Condução: o jogador não pode empurrar ou carregar a bola, apenas dar um toque, soco ou tapa em movimento único;
– Um time não pode dar mais de três toques na bola sem que ela retorne à quadra adversária. Se um jogador da equipe der um quarto toque, ocorre a falta. Bloqueios não são contabilizados como toque;
– O time não respeita a rotação e o posicionamento correto dos jogadores;
– O jogador não pode levar mais de oito segundos para sacar a partir do momento em que recebe a autorização do árbitro;
– Um jogador que está no fundo da quadra (posição 1, 5 ou 6) não pode fazer um bloqueio na rede;
– O jogador não pode tocar a fita superior da rede ou puxá-la propositalmente;
– Invasão por cima: durante um ataque, o jogador não pode ultrapassar o espaço aéreo que pertença à quadra adversária;
– Invasão por baixo: um jogador não pode ultrapassar o espaço que pertença à quadra adversária por baixo da rede. Mãos e pés são exceções, desde que estejam em contato com a linha central;
– Um jogador não pode bloquear um saque;
– O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas).
Em qualquer um dos casos citados, se o jogador ou time não cumprir a regra, será considerada falta e o adversário receberá, automaticamente, um ponto e o direito ao saque.
LINHA DOS TRÊS METROS
Jogadores que estejam no fundo de quadra (posições 1, 5 e 6) só podem fazer ataques acima do nível da rede se estiverem atrás da linha dos três metros. Ao tomar impulso, eles não podem pisar sobre a linha ou dentro da área correspondente aos três metros. Após golpear a bola, é permitido que eles “pousem” dentro da área. Se não obedeceram a tal regra, o time será creditado com uma falta e perderá automaticamente o ponto.
– Manchete: consiste num movimento de defesa em que o jogador estica os braços e junta as mãos, formando um V. A manchete ideal é realizada com o a bola batendo no antebraço do jogador, com o intuito de absorver o impacto do ataque ou saque adversário.
– Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.
– Bloqueio: é realizado quando o time adversário está atacando. O bloqueio só pode ser feito pelos jogadores que estiverem nas posições de rede (2, 3 e 4). Os jogadores esticam os braços para o alto e saltam, criando uma “parede” para impedir que a bola passe e, se possível, ainda consigam cravar a bola na quadra adversária, para pontuar. Um bloqueio pode ser simples (um único jogador salta), duplo (dois jogadores) ou triplo (três). Bloqueios não entram na contagem de toques que um time pode dar enquanto está em posse da bola.
– Largada: jogada de ataque em que, ao invés de utilizar força, o jogador apenas dá um tapa da bola, tentando coloca-la entre em jogadores que estão na rede e os outros que estão no fundo de quadra para surpreendê-los.
bloqueio: em determinados ataques, o jogador pode ser ver diante de um bloqueio duplo ou triplo, o que dificulta que ele consiga cravar a bola na quadra adversária. Sabendo disso, ele pode optar por explorar o bloqueio, ou seja, dar uma cortada com força intencionalmente na direção do mesmo, com intuito de que a bola bata ou desvie nas mãos dos oponentes e saia da quadra, ganhando assim o ponto.
– Rally: em teoria, qualquer ponto em que haja uma recepção é considerado um rally. Entretanto, a expressão é utilizada para se referir aos pontos longos, quando os times conseguem realizar diversas defesas e ataques até que finalmente alguém pontue.
– Ace: quando um jogador saca e faz o ponto diretamente, ou seja, a bola toca o chão da quadra adversária, diz-se que ele fez um ace.
Resposta:
Eu acho que isso serve : TOQUE: A execução correta depende da posição de braços e mãos(dedos) Os cotovelos não podem estamuito próximos, nem muito abertos. No toque correto a bola deve tocar em todos os dedos ao mesmo tempo, e na parte calosa da mão,que deve estar um pouco flexionada. A bola deve estar acima da cabeça no toque. Objetiva dar um bom passe a alguém da sua equipe, ou passar a bola para o lado adversário. Erros, seriam , dar dois toques, a bola escorregar nas pontas dos dedos. ou prendê-la entre os dedos.
SAQUE :É considerado correto quando passa por cima da rede,entre as antenas e não vai para fora das linhas da quadra adversária. Objetiva iniciar ou reiniciar o jogo de vôlei.Os principais erros seriam: Bola para fora, bola na rede e que cai do lado de quem sacou, Saque que a bola toca na antena, jogador que vai sacar e lança a bola para cima e a pega novamente sem deixá-la tocar no chão, queimar ou pisar na linha de fundo, sacar fora da zona de saque, saque em que a bola toca em alguém da sua equipe antes de ultrapassar a rede. Saque por baixo da rede. Se o saque for direto ao chão da quadra adversária sem tocar em ninguém, chama-se ACE.
MANCHETE: A bola deve tocar nos dois braços ao mesmo tempo, que devem estar unidos apartir dos cotovelos. Uma mão deve segurar a outra, para evitar os dois toques As pernas devem estar semi abertas e semi flexionadas para manter o equilíbrio. O objetivo é chegar a bola no levantador(quando 1ª bola recepcionando o saque do outro lado), ou fazer um passe, ou jogá-la para cima , para haver a recuperação por um jogador da minha equipe. Um erro comum é encolher os braços (eles devem estar esticados sempre para realizar uma boa manchete). Este erro faz com que a bola vã para trás ou no seu rosto. Na manchete a bola deve ir para onde eu quero, não para qualquer lado.