Respostas
Fique tranquilo, eu resolvo.
RESOLUÇÃO SEM ENROLAÇÃO
Há diversos fatores responsáveis pela variedade climática da América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá), os quais permitem a existência de climas frios e polares até ambientes quentes e desérticos.
As terras situadas em latitudes elevadas, isto é, distantes da linha do Equador em relação ao meridiano de Greenwich, apresentam médias térmicas amenas (zona temperada e polar), como também sofrem influência direta das frentes frias originadas do Ártico.
Ao longo da costa ocidental, a corrente marítima fria retira a umidade do ar e torna o clima semiárido. Somada a barreira exercida pelas cadeias montanhosas do oeste, cuja posição impede a entrada da umidade vinda do Pacífico, formam-se desertos como os de Sonora e Nevada.
Enquanto na costa leste, a passagem da corrente marítima quente proveniente do Golfo e as baixas altitudes permitem a penetração de ventos mais úmidos, contribuindo para a ocorrência de climas mais chuvosos, ou seja, com maior índice de pluviosidade.
Canadá e Estados Unidos constituem grandes extensões de terra, logo são afetados pelo efeito da continentalidade.
Tal fator nada mais é do que a interferência provocada pela distância do oceano, fazendo com que as regiões interioranas do continente apresentem elevadas amplitudes térmicas, isto é, variação brusca de temperatura durante o dia e a noite.
O calor absorvido pela terra durante o dia é rapidamente devolvido à atmosfera, logo as temperaturas noturnas são mais baixas que as diurnas.
Se consegui sanar sua dúvida completamente, se minha resposta foi útil de verdade, por favor marque-a como a melhor.
Fatores como pressão, umidade, temperatura das massas de ar, latitude, altitude, correntes marítimas, continentalidade, maritimidade, vegetação e atividades humanas influenciam as condições atmosféricas predominantes do clima.