Respostas
Resposta:é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa. A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”.
Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.
Exemplo:
População Absoluta (2017)
China: 1.357.000.000 habitantes (área: 9.597.000 km²)
Austrália: 23.300.000 habitantes (área: 7.692.000 km²)
Se o tema escolhido para elaborar o mapa anamórfico for População Absoluta por País, teremos a China com suas dimensões extremamente “exageradas” em relação ao tamanho usualmente representado no planisfério, e a Austrália seria representada por um fino “risco” ao sul do globo.
Isso ocorre porque, embora as áreas dos dois países sejam semelhantes, a China tem aproximadamente 57 vezes a população da Austrália. Essa diferença entre os dados pode ser notada visualmente no mapa do tipo anamórfico, que nada mais é do que uma maneira direta de representar uma informação, além de possibilitar comparações.
Em geral, esse tipo de mapa é utilizado de forma didática para ilustrar informações quantitativas relacionadas com a população e com as relações de apropriação do espaço geográfico a nível mundial, como a população, o PIB, mortalidade infantil, exportações, emissões de gases poluentes, produção agrícola ou industrial, entre outras.
Anamorfose geográfica é uma das formas de representação cartográfica