O conflito no ambiente escolar [...] Apesar de várias definições sobre o conflito, chegou-se ao consenso de que o profundo sentimento de solidão e desamparo, inquietude, perplexidade na tomada de decisão, a pouca capacidade de concentração nas tarefas a realizar, a tristeza acentuada, a perda de apetite alimentar e as ideias obsessivas são sintomas que se associam ao estado de conflito. No ambiente escolar, os conflitos com maior incidência têm origem em problemas como:
a) Falhas na comunicação entre aluno, professores, profissionais de educação, comunidade.
b) Ausência de atividades de um programa de educação continuada para professores e profissionais da educação, acadêmicos, administrativos e encarregados de educação.
c) Planejamentos inadequados ao grupo alvo (alunos).
d) Resistência à mudança no contexto da escola, tanto no aspecto acadêmico como no administrativo.
e) Líderes com acentuado índice de autoritarismo.
f) Desigualdade social entre alunos, professores e outros membros da comunidade escolar.
No ambiente escolar, é constante o aluno manifestar comportamento que crie conflito na sala de aula. Segundo Machado (2004), o conflito surge com bastante frequência de duas formas:
1) Em situações de crise de oposição.
2) Em dinâmicas conturbadas ou turbulentas (comumente chamadas de indisciplina).
Quanto à primeira forma, muitas das vezes essas situações são confundidas pelo professor ou profissional de Recursos Humanos como falta de respeito do aluno ou funcionário, ao ter um comportamento de oposição, ao passo que as situações de dinâmicas conturbadas ou turbulentas são caracterizadas pela agitação total de choque entre a postura rígida do professor e a atitude inquieta dos alunos ou funcionários. Todos esses aspectos aqui delineados fazem com que os conflitos se proliferem, e as reações emocionais aflorem nas instituições ou nos estabelecimentos de ensino. (KUANSAMBU, 2012)
Agora vamos ao desafio! Proponha uma estratégia que possa contribuir para a solução dos conflitos apresentados no texto acima e que, obviamente, colabore com a construção de um senso de direção na escola. Escreva, no máximo, 10 linhas.
Respostas
Resposta:
Como apresentado no texto, a falta de um ambiente harmonioso e equilibrado leva à discórdia e ao caos educacional. Assim, como proposta de solução, aponta-se que o gestor escolar deve se reunir com todos os professores em assembleias coletivas. Deve ouvi-los, além dos alunos e pais, e, após a coleta das informações, apresentar com transparência o mapa político e econômico da escola. Após a apresentação, ouvir as sugestões, definir as prioridades, verificar o que é exequível ou não e, a partir dos resultados das reuniões, definir metas coletivas, participativas e corresponsabilizadas. A corresponsabilidade das ações é fundamental para que todos se sintam comprometidos a cumprir as metas estipuladas pelo grupo. Nesse sentido, cria-se um senso de direção, ou seja, responde-se à questão "onde iremos chegar?".