Respostas
Resposta:
O Estado Antigo tem como grandes exemplos os antigos impérios, gregos, romanos e persas. Durante esse período não havia a separação de poderes de forma unitária, sendo assim família, economia e estado eram uma base unitária.
Além disso o teocentrismo estava intimamente ligado a esse período, acreditava-se que os governantes eram escolhidos por divindades e alguns chegavam a receber tratamentos como se fossem seres divinos. E é claro temos o despotismo que é uma forma de controle absolutista/autoritário.
Estado Moderno surge com a revolta dos servos em relação ao senhores feudais. Esses descontentes com a condição de vida que levavam no feudo partem para as cidades em busca de liberdade, dando origem a burguesia.
Cresce assim o apoio a unificação de poderes e a burguesia apoia pessoas que viraram reis e que tinham poder superior a todos e até sobre a Igreja. Esses reis absolutistas receberam o nome de déspotas igual os do Estado Antigo. A unificação desses povos foi oficialmente assinada em 1648 na chamada Paz de Westfalia, os primeiros estados modernos são Inglaterra, Portugal, Espanha e França que se tornam monarquias absolutistas.
Explicação: