• Matéria: Filosofia
  • Autor: juvelinsilva1
  • Perguntado 6 anos atrás

Uece 2019) Leia atentamente o seguinte excerto:

“A liberdade do homem em sociedade consiste em não estar submetido a nenhum outro poder legislativo senão àquele estabelecido no corpo político mediante consentimento, nem sob o domínio de qualquer vontade ou sob a restrição de qualquer lei afora as que promulgar o poder legislativo, segundo o encargo a este confiado”.
LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Martins Fontes, 1998, p. 401-402. Adaptado.


Considerando a definição de liberdade do homem em sociedade, de John Locke, atente para as seguintes afirmações:

I. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke elimina totalmente o direito de cada um de agir conforme a sua vontade.
II. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver sob a restrição das leis promulgadas pelo poder legislativo.
III. A concepção de liberdade do homem em sociedade de Locke consiste em viver segundo uma regra permanente e comum que todos devem obedecer.

É correto o que se afirma em
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.​


annealsan: Alternativa c)

Respostas

respondido por: kilikinacfc
39

Resposta:

c

Explicação:Segundo o pensamento de John Locke, a liberdade do indivíduo é um aspecto fundamental para a sua existência, sendo também a base da vida do cidadão. Locke afirma que os indivíduos se juntam em sociedade civil com a finalidade de preservar seus direitos naturais, submetendo-se a um governo. Assim, o Estado seria soberano, no entanto, a legitimação da sua autoridade nasceria do contrato social estabelecido entre os cidadãos, que aceitariam a instituição de leis comum a todos, de modo que, para Locke, a liberdade do indivíduo em sociedade consiste na obediência às leis oriundas do Poder Legislativo. Por conseguinte, apenas os itens [II] e [III] estão corretos.  

respondido por: Danas
10

Considerando a definição de liberdade do homem em sociedade, de John Locke, atente para as seguintes afirmações:

C) II e III apenas.

Para Locke, a liberdade é inerente ao homem, e se submeter a um sistema legislativo e jurídico legitimo não retira a liberdade dele, já que ele mesmo concordou em viver nessa sociedade.

Esse é um dos princípios que torna o contrato social aceitável, já que nada impede uma pessoa de sair de um país e ir viver em outros lugar.

Locke, diferente de outros filósofos, acredita que a liberdade é um direito natural do homem, como é natural, ninguém pode dar liberdade para alguém, apenas tirar.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/19457883

Anexos:
Perguntas similares