Respostas
Quando entrou no programa paraolímpico, o vôlei sentado dividia espaço com a modalidade disputada em pé. Após 24 anos compartilhando os holofotes, a modalidade ganhou destaque de vez a partir dos Jogos de Atenas-2004, quando o vôlei paraolímpico passou a ser disputado apenas com os atletas sentados.
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
O vôlei sentado foi criado na década de 50 pelo inventor Willian George Morgan e rapidamente tornou-se uma das principais modalidades Paralímpicas. É normalmente praticado por jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna cerebral, ou com qualquer outro tipo de limitação motora.
Possui regras semelhantes ao vôlei tradicional, sua inspiração, e é considerado a evolução do “sitzball”, mas difere-se do último em aspectos como: no sitzball, a quadra tem medidas diferentes e no lugar rede para a dividisão da quadra, existe uma fita para delimitar a altura. Além disso, ao contrário do vôlei sentado, no sitzball a bola pode quicar apenas uma vez no chão.
O vôlei sentado, é recomendado não apenas para pessoas com deficiência, mas para todas as pessoas que gostam de praticar esportes, aprender coisas novas e se divertir, além claro, de praticar a inclusão e respeito.
Este esporte possui os seguintes benefícios:
- Melhora da saúde física e de dores musculares
- Melhora da saúde mental por auxiliar na diminuição da ansiedade
- Melhora dos reflexos
- Agilidade
- Coordenação motora
Continue seus estudos sobre temas relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/6612554
Bons estudos!