Determinada quantidade de gás sofre uma transformação isocórica e, ao final da transformação, sua energia interna sofreu um aumento ∆U. O que se pode afirmar a respeito da pressão do gás durante essa transformação? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:Numa transformação isotérmica, o gás ideal tem o volume e a pressão alterados, mas a temperatura fica constante e, consequentemente, a energia interna não se altera, então:
ΔU = 0
Pela primeira lei temos: Q = T + ΔU
Mas como ΔU = 0, temos que: Q = T (transformação isotérmica)
Dessa forma, quando fornecemos calor ao gás, numa transformação isotérmica, todo o calor é usado para a realização de trabalho. Mas caso o agente externo realize trabalho sobre o gás, T < 0, esse trabalho será transformado em calor que o gás cederá ao ambiente externo (Q < 0).
Olá, espero ter te ajudado ;)
Explicação:
A variação de energia interna será positiva, devido ao aumento da temperatura absoluta do experimento.
A propriedade física dada no enunciado aborda sobre os gases, nesse caso está sendo tratado a relação isocórica ( isovolumétrica), para responder a questão será necessário entender mais sobre essa propriedade , temos que:
Ocorre a variação de pressão e na temperatura do gás, vejamos que o volume é constante, ou seja, não sofre alteração ao decorrer do processo.
Ao aumentar a variação de energia interna, acontece-se devido ao aumento de temperatura absoluta, dessa forma temos que o ∆U > 0 ( positivo).
Então é observado nesse experimento que a energia interna final sofrerá uma alteração, de forma que a variação da energia seja positiva.
Mais questões sobre, acesse em:
https://brainly.com.br/tarefa/4172225