Durante uma aula, um professor introduziu o tema "celulas-tronco". Ele explicou que elas são células não especializadas que têm potencial de diferenciação, ou seja, em condições favoráveis, são capazes de gerar células especializadas e de diferentes tecidos. Então ele perguntou à turma: "O que uma célula deve alterar necessariamente no seu metabolismo para que essa diferenciação ocorra?". Ele obteve quatro respostas diferentes:
ALUNO A: expressão gênica.
ALUNO B: número de cromossomos.
ALUNO C: tipos de genes presentes em cada célula.
ALUNO D: quantidade de DNA no núcleo.
Qual aluno respondeu corretamente à pergunta do professor? Explique
Respostas
Resposta:
acho que e a letra A
Explicação:
Resposta: Expressão gênica. Pois o material genético presente nas células de todo o nosso corpo é idêntico, consequentemente, temos todos os genes em todas as células. O que gera a diferenciação de funções é a expressão gênica, que ativa os genes específicos na célula para cada tecido específico.
Explicação:
Nós temos os mesmos genes presente no material genético de cada célula do nosso corpo, no entanto, alguns são ativados e outros desativados, dependendo da função que aquela célula é destinada à exercer. Se for uma célula da pele, ela expressará as proteínas que formarão as células epiteliais da pele, e não expressará as proteínas que formarão um neurônio, por exemplo, porque não é sua função. Mas, podemos ativar essa função se quisermos, isso ocorre em alguns tipos de câncer, que a célula começa a expressar proteínas de outros lugares do corpo.