- No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias europeias, a fundação de uma colônia é a criação de uma válvula de escape (Jules Ferry, colonialista francês). Este trecho de um discurso da segunda metade do século XIX refere-se ao imperialismo europeu, sobre o qual é correto afirmar que: (1) uma das preocupações fundamentais dos colonizadores era propiciar o desenvolvimento integrado de suas colônias; (2) a expansão imperialista da Europa traduziu-se não só pela conquista de colônias, mas também pelo investimento de capitais em países independentes; (3) visando a conquista de novas colônias a expansão europeia ocorreu sobretudo na África e na Ásia; (4) a corrida colonial visava a conquista de matérias-primas e de mercados consumidores para as metrópoles. *
Selecione a alternativa que corresponde, corretamente, à sequência de (V) para Verdadeiro e de (F) para Falso.
1 ponto
a) 1-V, 2-F, 3-F, 4-V
b) 1-F, 2-V, 3-V, 4-F
c) 1-F, 2-V, 3-V, 4-V
d)1-V, 2-V, 3-F, 4-V
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Pois a 3 é falsa.
A política imperialista europeia
Sobre os objetivos e práticas imperialistas dos países europeus sobre o continente africano e asiático, as afirmativas podem ser classificadas de acordo com a seguinte sequência: 1F, 2V, 3V e 4V. Deste modo, está correta a sequência da alternativa c.
A invasão imperialista, também chamada neocolonialismo, das potências europeias na África e na Ásia tinha como objetivo criar novos mercados consumidores para os excedentes de produção, além de buscar mão de obra barata e matéria-prima para a indústria.
Diferentemente da invasão colonialista promovida pelas potências europeias a partir do século XVI, a onda imperialista datada do século XIX foi majoritariamente voltada à África e à Ásia.
Veja mais sobre imperialismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/25489029