Respostas
Resposta:
Os sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ficar grandes como ovos de galinha, na virilha, na axila ou no pescoço. Eles podem ser sensíveis e quentes. Outros sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.
Resposta:
Um fato curioso é que, para evitar a própria contaminação, os médicos da peste usavam uma máscara semelhante a um bico de ave. Ela continha uma mistura de ervas aromáticas para evitar a contaminação.
Mas, o uso da máscara não era muito eficiente já que, mais tarde, foi descoberto que a transmissão da peste acontecia pela picada de pulgas e não através do ar.
As principais características da peste negra são:
*foi um surto que atingiu grande parte da Europa durante o século XIV,
*é considerada a primeira grande pandemia mundial,
*Os sintomas da peste negra eram: febre alta, vômitos, náuseas, tosse com sangue, dor de cabeça, cansaço extremo, calafrios e convulsões. O pior de tudo é que isso matava os afetados muito rápido. Na época, não havia explicações para algo tão terrível no mundo. A população do século 8 acreditava em teorias estranhas, para explicar os acontecimentos assim. Segundo eles, podia ser coisa do alinhamento dos planetas que estava espalhando bactérias no ar, a culpa dos mendigos, ciganos, envenenamento da água por parte dos judeus e várias outras. A Europa estava desesperada.
*a doença se espalhava rapidamente,
*pelo menos 25 milhões de pessoas morreram com a doença nessa época.
A peste bubônica afeta as glândulas linfáticas, causando inchaço e inflamação nessas áreas. A peste septicêmica ocorre quando a infecção se espalha para o sistema circulatório, ou seja, para o sangue. No geral ela ocorre como uma complicação da peste bubônica, uma vez que a bactéria pode sair do sistema linfático e atingir o sangue.