Respostas
Resposta:
Núbia
Artigo
Na Antiguidade, a Núbia era uma região do nordeste da África. Seu vizinho ao norte era o antigo Egito. O Egito governou a Núbia por milhares de anos. A partir do século VIII a.C., porém, o reino núbio de Kush (ou Cuche) governou o Egito por um período breve. A região ocupada pela Núbia corresponde atualmente aos países Egito e Sudão.
Na Antiguidade, a Núbia fazia fronteira com o mar Vermelho a leste e com o deserto da Líbia a oeste. Ao sul, ela se estendia até a atual Cartum, no Sudão. Chovia muito pouco na região, mas os camponeses utilizavam a água do rio Nilo para irrigar as plantações. A terra era rica em ouro e pedras preciosas. Os habitantes da Núbia eram africanos negros.
Pouco depois do ano 3000 a.C., o Egito dominou a Núbia. Em algum momento após 2181 a.C., imigrantes da Líbia chegaram à Núbia, vindos do oeste, e se fixaram nas margens do Nilo, vivendo como pastores de gado. Esses imigrantes desenvolveram uma civilização própria, com artesanato e arquitetura singulares.

Templo núbio dedicado a Nefertari, em Abu Simbel, sul do Egito.
A. Vergani/DeA Picture Library
O Egito acabou dominando a Núbia outra vez. No século XV a.C., o faraó (rei egípcio) Tutmés I dividiu a Núbia em duas partes. A parte norte tornou-se Wawat, e a parte sul, Kush.
Kush começou a se fortificar por volta do ano 1000 a.C. Mais ou menos em 715 a.C., os habitantes de Kush, chamados cuchitas, já tinham conquistado o Egito inteiro. Pouco depois, foram expulsos pelos assírios, da Ásia. Os cuchitas retornaram à Núbia, e a dominaram por quase mil anos. Por volta de 350 d.C., o reino de Aksum dominou Kush.
No final do século V d.C., havia três reinos cristãos na Núbia: Nobatia, Macuria e Alodia (também conhecida como Álua). Árabes muçulmanos dominaram o Egito no século VII d.C., mas só conquistaram os reinos núbios séculos mais tarde. O reino de Alodia só caiu por volta do ano 1500.