• Matéria: Sociologia
  • Autor: gabrielykuckel
  • Perguntado 6 anos atrás

A família Dentro da família, observam-se mudanças significativas que afetam a escola. Até bem pouco tempo. Era “natural” encontrarmos famílias numerosas: seis, sete, oito ou mais filhos. A estrutura familiar era muito diferente da dos dias atuais. Era comum a divisão de tarefas da casa entre os filhos, coordenados, a todo momento, pela mãe, a famosa “dona de casa” ou “do lar”. O pai era o provedor; a mãe, a conselheira, a “companheira”, a educadora.Hoje existe uma estrutura familiar diferente, e a mulher começou a conquistar espaços antes reservados apenas aos homens; a mãe agora trabalha fora, impulsionada pela crise financeira e/ou pelo desejo de ser tratada e considerada como ser humano pleno. Tal situação já provoca consequências significativas, a começar pelo tamanho das famílias.Qual é o contraste que o texto apresenta entre a família do século passado e a atual? Como isso influencia diretamente no jeito de ser da escola? *

Respostas

respondido por: dudisnm
22

Resposta:

O texto diz que antigamente as famílias eram mais numerosas, que era possível encontrar famílias com seis, sete, oito ou mais filhos, porque antigamente a mãe trabalhava apenas em casa, fazendo o serviço doméstico, educando os filhos, dividindo o serviço entre os filhos e tendo “tempo” para o marido.

Consequentemente, com a modernidade e evolução do pensamento humano, a mulher agora é capaz de trabalhar fora de casa, então a mãe agora já não passa tanto tempo em casa como antes, terceiriza o trabalho doméstico.

E isso influencia diretamente na escola por conta de que as crianças precisam assumir funções diferentes, ter uma educação dada pela escola, adquirir conhecimento básico de comunicação na escola, pois as famílias já não oferecem isso mais.

Perguntas similares