• Matéria: Filosofia
  • Autor: fm6151518
  • Perguntado 6 anos atrás

O que é o conhecimento sensível e o inteligível? Qual desses dois conhecimentos é o superior para Platão?

Respostas

respondido por: RobertoLocatelli
5

Olá, conhecimento sensível é o conhecimento obtido através dos sentidos, este conhecimento pode ocorrer numa experiência particular de um indivíduo com um objeto, por exemplo ao beber um suco, o indivíduo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer se o suco é doce, amargo, ruim, bom, etc.

Conhecimento inteligível é o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual).  Este tipo de conhecimento é objetivo, ele é comum a qualquer pessoa. Os filósofos gregos o denominaram de episteme (opinião verdadeira).

Conhecer significa tornar o pensante semelhante ao pensado. Deste modo, Platão estabelece uma correspondência entre ser e ciência, que é o conhecimento verdadeiro. O conhecimento sensível alcança a mera aparência das coisas, o conhecimento intelectual alcança a essência das coisas, as idéias.

Espero ter ajudado


fm6151518: Tem como vc responder Essa pergunta?
fm6151518: 3) Sócrates introduziu uma novidade na discussão filosófica de sua época: o método constituído pela ironia e
a maiêutica. Qual a diferença entre ambas?
RobertoLocatelli: A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. Logo, não era para constranger o seu interlocutor, mas antes para purificar seu pensamento, desfazendo ilusões. Não tinha o intuito de ridicularizar, mas de fazer irromper da aporia (isto é, do impasse sobre o conceito de alguma coisa) o entendimento.
RobertoLocatelli: sair do estado aporético exigia que o interlocutor abandonasse os seus pré-conceitos e a relatividade das opiniões alheias que coordenavam um modo de ver e agir e passasse a pensar, a refletir por si mesmo. Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica
fm6151518: Obg
Perguntas similares